Mindfulness Trainings International ~ 

World class training for instructors of mindfulness

Jangchub Reid é professor de meditação desde 1973. Fez sua formação na prática de mindfulness e estudos sobre o Buddha Dharma em 1975, com seu professor principal, Namgyal Rinpoche, grande mestre das principais tradições budistas.

Estudou Antropologia Social na Universidade de Auckland e Estudos Religiosos na Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, seu país natal. Foi membro da NZ Association of Counsellors e principal diretor de um centro comunitário de terapia em Christchurch. Foi consultor do Department of Corrections (sistema público prisional), Department of Children, Young Persons and Families (sistema público de bem-estar social) e Family Court (justiça familiar) da Nova Zelândia. Trabalhou também com terapia familiar e ajudou a iniciar programas contra a violência doméstica e para pessoas em liberdade condicional.

Dedicou muitos anos à criação e ao estabelecimento de centros de meditação, principalmente ao Wangapeka Study and Retreat Centre. Foi professor residente do Queenstown Dharma Centre. Recebeu transmissão direta de grandes mestres, como S.S. XVI Karmapa, S.S. Sakya Trizin, Chobgye Trichen Rinpoche e Thich Nhat Hanh.

Desde 2003, ensina também no Reino Unido, na França e no Brasil, além da Nova Zelândia. Em 2011, estabeleceu a Casa Namgyal, em Botucatu (SP). Em 2013, inicia o Curso de Formação de Instrutores de Mindfulness, oferecido por Mindfulness Trainings International (MTi), fundada por ele. É conselheiro da Rede Brasileira de Mindfulness AbraMind.


Verena de Magalhães Erismann Reid nasceu e cresceu na cidade de São Paulo. Ainda jovem, começou a praticar yoga e meditação. Estudou filosofia e prática de yoga no Instituto Narayana, foi aluna de Maha Krishna Swamy e participou de cursos de movimento meditativo na Casa Sri Aurobindo.

Com seu primeiro marido, um antropólogo anglo-brasileiro, viveu na Amazônia, onde conheceu as tradições indígenas dos xamãs. Aos 29 anos, mudou-se para a Inglaterra. Formou-se professora de jardim de infância de pedagogia Waldorf e trabalhou, também, como tradutora (inglês-português) para organizações não governamentais atuantes junto a grupos indígenas e ao movimento ambiental. Criou seus dois filhos no País de Gales, onde frequentou o centro de meditação zen The Orchard, estudando meditação mindfulness e healing shiatsu com Sonia Moriceau e Tai Chi com Ad Brugman.


Em 1998, conheceu Namgyal Rimpoche e as principais tradições budistas. Tornou-se membro fundador do recém-estabelecido centro de prática e meditação Maitreya House. Recebeu ensinamentos de S.S. Dalai Lama, S.S. Sakya Trizin, Namkhai Norbu Rinpoche and Tarchin Hearn.


Em 2006, encontrou o Lama Jangchub e decidiu dedicar-se ao ensino e à prática de meditação e de Dharma. Viveram no Sul da França antes de se mudarem para o Brasil, em 2011. Traduziu e publicou o livro “Respirando, o modo natural de meditar” de Tarchin Hearn (Novayana Books). Verena é cofundadora da Mindfulness Trainings International (MTi) e membro fundador da Rede Brasileira de Mindfulness (AbraMind). É esposa e tradutora do Jangchub.

Cursos de formação de instrutores de mindfulness

© MTi Mindfulness Trainings International, 2020